Muito provavelmente já passou por uma situação semelhante - está num jantar de amigos e chega a hora de tirar a fotografia de grupo. A menos que haja um desconhecido de boa vontade que se disponha a tirar a foto, vai haver um elemento do grupo que fica de fora da imagem. A Canon compromete-se a resolver este problema com a PowerShot N100.

A fabricante incluiu uma câmara secundária no equipamento que tem como função captar o fotógrafo. Depois com a ajuda de software que já vem instalado de origem, a imagem do fotógrafo é sobreposta à fotografia "original".

A segunda câmara também vai ter impacto nos utilizadores que gostam de criar fotografias com sentimentos, já que permite incluir a expressão da pessoa no momento que está a experienciar. E a tecnologia também é válida na gravação de filmes.

A funcionalidade é inovadora numa câmara compacta, mas já existia em moldes semelhantes noutros equipamentos. O Samsung Galaxy S4 por exemplo incluía a opção de dual shot, que criava uma fotografia com base nas imagens captadas pelos dois sensores do telemóvel. A aplicação Frontback para iOS ou Dual Cam-Frontback Camera para Android também produzem o mesmo resultado.

A PowerShot N100 é a sucessora da chamada "câmara do Facebook", a PowerShot N que foi apresentada no ano passado. A nível de características a N100 apresenta um sensor de 12 megapíxeis, zoom ótico de 5x e um ecrã inclinável de três polegadas. Wi-Fi para ligação às redes sociais e suporte para NFC, para ligação aos equipamentos móveis, são outras características técnicas disponíveis.

A nova câmara da Canon traz ainda outros destaques a nível de software, como o Story Highlights, um modo que compila vídeos de forma automática para "recontar" uma história dos melhores momentos captados pelo utilizador.

Ao TeK a Canon disse que a PowerShot N100 começa a ser comercializada em maio por um preço recomendado de 399 euros.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.