Uma nova versão do Android, concebida para se adaptar às características próprias dos tablets, foi mostrada recorrendo ao protótipo de um dispositivo a lançar pela Motorola em 2011. O sistema operativo também deverá ficar disponível no próximo ano.

O Android 3.0 ou Honeycomb, como se designa a versão optimizada para tablets, deverá permitir não só a criação de aplicações que tirem partido dos ecrãs maiores deste tipo de equipamentos (sem deixar de assegurar a compatibilidade com smartphones), como, por exemplo, incluir botões virtuais que dispensem as fabricantes de incluir botões no hardware dos equipamentos.

No caso do modelo da Motorola usado na demonstração não existiam quaisquer botões físicos, recorrendo-se apenas às teclas virtuais no ecrã, que mudavam de posição à medida que o utilizador movia o equipamento.

[caption]Tablet da Motorola com Android Honeycomb. Imagem do Techtree[/caption]

Sobre o equipamento da Motorola, que a empresa já admitira estar a fabricar, não foram revelados grandes detalhes, sabendo-se apenas que vai contar com um processador "NVidia dual-core 3D".

O tamanho do ecrã situa-se nas 10 polegadas, arriscam meios como a PC Mag, que estive no local e disponibiliza algumas das imagens que reproduzimos abaixo. A fotografia usada acima é do Techtree.

[caption]Tablet da Motorola com Android Honeycomb. Imagem da Pc Mag[/caption]

[caption]Tablet da Motorola com Android Honeycomb. Imagem da Pc Mag[/caption]

A apresentação, a cargo do principal responsável pelo sistema operativo móvel promovido pela Google, aconteceu durante a conferência D: Into Mobile. Andy Rubin recorreu também à plataforma para demonstrar as potencialidades da nova versão do Google Maps, a lançar "durante os próximos dias", que traz novidades principalmente ao nível das vistas 3D dos edifícios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.