Inspirado na banda desenhada de Robert Kirkman, adaptado com grande sucesso para uma longa série televisiva, The Walking Dead conta com um novo jogo de realidade virtual. The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution continua a desenvolver uma trama em torno de sobreviventes de um apocalipse zombie e muitas vezes não sabem quem é mais perigoso, os mortos-vivos ou outros humanos. O jogo já tinha sido lançado em dezembro para o headset Meta Quest 2, mas chega agora aos restantes sistemas de PC e também à PlayStation 5.

Mais que um jogo de miras, oferecendo pistolas e outras armas de foto para enfrentar os zombies, esta aventura destaca-se por oferecer elementos de sobrevivência baseados na mecânica de “esmagar” os cérebros das aberrações. Terá de simular com eficácia os movimentos de, por exemplo, espetar uma faca na cabeça e depois fazer o movimento contrário para recuperar a arma enterrada no crânio, tal como se vê as personagens a fazerem na série televisiva.

Veja na galeria imagens do jogo

O jogador terá acesso a diversas armas de ataque de proximidade, assim como pistolas ou metralhadoras, e como novidade desta sequela uma motosserra e uma caçadeira de canos serrados. Mas além de poupar as munições, terá de evitar o barulho para não atrair mais zombies ou outros inimigos para o local. Além disso, as armas têm desgaste, significando que ficam inutilizadas depois de algumas utilizações. Por isso, tudo o que puder agarrar que sirva para abater os inimigos será bem-vindo, incluindo facas, tacos de basebol ou mesmo o arremesso de garrafas e o uso do fogo.

A nova aventura tem lugar três meses depois do primeiro jogo e o jogador assume o papel do Tourist, que começa por ajudar um grupo de sobreviventes a recuperar o mapa de um hotel. A missão não corre muito bem e alguns elementos do grupo acabam por se perder. Há um assassino perigoso conhecido como The Axeman, que tem atacado mortalmente os residentes do acampamento Old Town. O resto da história ficará para os jogadores descobrirem.

De salientar que o jogo permite liberdade de movimentos, numa perspetiva de ação na primeira pessoa. Será possível recolher itens para reciclar e transformar em matérias-primas para construir objetos essenciais à sobrevivência, tais como alimentos, kits médicos ou armas. The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution pretende recriar a atmosfera negra e pesada da série, obrigando o jogador a examinar cada recanto para verificar se existem zombies ou a ouvir muito bem a direção dos seus sons.