Criar robots com a ideia de imitar movimentos humanos ou de animais não é uma ideia nova, mas a grande diferença nos milhares de projetos existentes passa por aplicá-la bem e de forma credível. A Boston Dynamics, uma das várias empresas de robótica adquiridas pela Google ao longo dos últimos anos, apresentou esta segunda-feira um novo modelo que demonstra o avanço da investigação neste capítulo.

O Spot é a nova estrela da empresa, que entre os clientes também tem o Governo norte-americano. É um robot mais pequeno, mais silencioso e aparentemente bem mais ágil do que os anteriores. Consegue subir e descer pequenos vales sem grande dificuldade e demonstra até alguns movimentos surpreendentes sempre que alguém o tentou derrubar, como ilustra o vídeo.

Foi em dezembro de 2013 que a empresa entrou para o leque de subsidiárias da Google depois de um negócio de valores desconhecidos. Fundada em 1992, a Boston Dynamics deu nas vistas devido a vários projetos como o WildCat, um robot - que lembra muito a forma de um búfalo, ou de um touro - capaz de andar como um animal de quatro patas, atingindo velocidades consideráveis.

Já em setembro de 2012, a empresa americana tinha apresentado a Cheetah. O nome do equipamento surge pelo facto de este atingir a incrível velocidade de 45,3 km/h - capaz de ganhar corridas a Usain Bolt - com um movimento "de pernas" que remete o pensamento de qualquer pessoa para um felino veloz:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.