A Volocopter conseguiu cumprir com sucesso o primeiro voo da sua aeronave de asa fixa para transporte aéreo de passageiros. O VoloConnect é o terceiro produto em desenvolvimento pela marca alemã, que sublinha o facto de ser a primeira fabricante no mundo a trabalhar em vários modelos de eVotal (sigla para aeronave elétrica de decolagem e aterragem horizontal) em simultâneo.

Dos três modelos em desenvolvimento, o VoloConnect é o mais rápido, podendo atingir velocidades de 250 km/h, e contando com uma autonomia de quase 100 quilómetros. Com quatro lugares, o modelo foi pensado para se afirmar como uma alternativa de transporte urbano, mais rápida e não poluente, tal como os seus “irmãos” VoloCity e VoloDrone.

No entanto, cada um foi desenhado para um fim específico. O VoloCity, com dois lugares, está pensado para voos dentro da cidade e assegura por isso uma autonomia máxima de 35 quilómetros. O VoloDrone vai servir para o transporte de cargas até 200 quilogramas, em distâncias até 40 quilómetros e o VoloConnect quer ligar cidades e zonas rurais. Prevê-se que o VoloConnect chegue ao mercado em 2026, dois anos depois do VoloCity.

Para já, o voo inaugural do VoloConnect aconteceu em maio, depois de 17 meses de desenvolvimento e teve uma duração de 2 minutos e 14 segundos, com seis rotores a auxiliar a subida e descida vertical do veículo.

A empresa garante que o protótipo já tem todas as características de aerodinâmica e performance que vão chegar à versão final - que já traduzem uma melhoria face à versão apresentada no ano passado, no que se refere à velocidade de voo, por exemplo - mas tem agora ainda de passar por uma série de testes de voo. Vão servir para verificar se a aeronave e os seus sistemas estão dentro dos limites de desempenho desejados e preparados para os próximos desenvolvimentos. Segue-se ainda a aprovação regulatória necessária para converter o protótipo num produto comercial.

Entretanto, continuam também os testes com o VoloDrone, que começou a ser desenvolvido em 2019, mas sofreu desde então várias alterações de design. No ano passado foi apresentada a versão mais recente e pré-comercial.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.