A Snap apresentou os seus mais recentes Spectacles, o quarto modelo desta gama, embora este, ao contrário dos outros, não esteja para venda. Este é também o primeiro modelo com realidade aumentada. Evan Spiegel revelou que a tecnologia lhes dá a capacidade de "ler e transformar objetos reais com filtros digitais", tal como já acontece com a app da empresa.

Os óculos estão equipados com duas câmaras, quatro microfones, dois altifalantes e controlos sensíveis ao toque, nas hastes. Este setup potencia a aplicação de filtros de realidade aumentada do Snapchat no mundo real, através das próprias lentes que são, na verdade, dois monitores.

"Os Spectacles conseguem ler o que está no campo de visão e sugerem lentes adequadas para transformar o que se está a ver", disse o CEO da tecnológica. "É possível fotografar ou filmar o cenário e partilhar com os amigos", acrescentou, durante a apresentação que decorreu no Partner Summir, evento anual do Snapchat.

Estes Spectacles já foram testados com um grupo de criadores e artistas e a empresa parece querer vendê-los, especificamente, a este grupo de interessados. No seu website, a Snap disponibilizou um formulário para que "criadores" possam requerer um par, ao mesmo tempo que sublinha que "os novos Spectacles não estão à venda".

Ainda no capítulo técnico, importa sublinhar que a autonomia destes Spectacles é substancialmente inferior à dos anteriores modelos. De acordo com Spiegel, só é possível utilizar este equipamento durante 30 minutos por carregamento.

A Snap acredita que os Spectacles vão ajudar a desenvolver novos conteúdos em realidade aumentada e, quiça, inspirar a criação de novos óculos de AR. No Lens Studio, será possível criar efeitos de realidade aumentada para os óculos e ativá-los diretamente nos mesmos, para teste.

Integrar o seu software com hardware sempre foi uma das ambições da Snap. Esta é a primeira vez que o vemos acontecer, uma vez que os anteriores Spectacles tinham apenas a capacidade de fotografar e filmar, sem filtros adicionados. Desta forma, é quase como que ver o Snapchat a funcionar no nosso campo de visão, sem precisarmos de um telemóvel para o efeito.