Nem todos os consumidores precisam de câmaras de vigilância, mas o que a Eufy acaba de publicar na plataforma de financiamento comunitário Kickstarter, é um gadget curioso e inovador que interessa registar.

A nova EverCam é uma novidade. No sector, é um dos primeiros aparelhos sem fios que se pode montar em qualquer superfície metálica através de um sistema de ímanes que garante a força necessária para a deixar segura no lugar. Note: não é precisa ligá-la a qualquer fonte de alimentação ou fixá-la com parafusos. A bateria, que chega aos 13.400mAh, tem autonomia suficiente para 365 dias.

Por altura do fecho deste artigo, a câmara de vigilância já tinha reunido mais de 369 mil dólares. A meta estabelecida pela empresa era de apenas 50 mil dólares, mas a ronda de financiamento só termina a 15 de junho.

A câmara é vendida com uma base de controlo, que deve ser ligada no interior da casa. A base serve para monitorizar o estado da EverCam, para garantir que ela está pronta a filmar e para assegurar uma ligação de baixa frequência à internet.

Cada uma das câmaras vem com um cartão microSD de 16GB integrado, o que, de acordo com a Eufy, deverá chegar para armazenar 12 meses de gravações, com base numa média de utilização normal. Assim que o cartão atingir a sua capacidade máxima, as gravações mais antigas começam a ser substituídas pelas mais recentes, automaticamente. O período parece tão alargado para a capacidade de memória, uma vez que a EverCam inicia a filmagem apenas quando é detetado movimento.

Uma vez que o cartão se encontra encriptado de raiz, é preciso colocá-lo na estação de controlo para desbloquear as imagens. Se o utilizador preferir, no entanto, existe um esquema de subscrição mensal, com o preço de 2,99 dólares, que lhe dá acesso a uma plataforma cloud para ver e gerir os vídeos em tempo real, nos seus equipamentos.

Note que mesmo sem esta subscrição, é possível aceder a um livestream através da aplicação móvel da Eufy. Em adição, a app serve ainda para ajustar as funcionalidades de inteligência artificial (IA) da câmara.

A empresa, que foi recentemente adquirida pela Anker, sublinha que é a IA que permite à câmara identificar arquivos para eliminar quando se dá a necessidade de abrir espaço à gravação de novos ficheiros. A tecnologia faz ainda com que as câmaras consigam identificar caras familiares ao espaço em que estão instaladas. Com esta funcionalidade, é possível configurar a câmara para que esta grave apenas quando se deparar com determinadas circunstâncias. A deteção de movimentos, a deteção de corpos móveis que emanam calor ou a identificação de caras estranhas são as três opções à disposição.

Mais importa dizer que tanto a base como as câmaras estão equipadas com uma sirene que dispara se estas forem movidas sem um desbloqueio prévio.

Os preços apresentados na página do Kickstarter indicam que uma câmara tem um preço base de 299 dólares, ao passo que duas câmaras serão vendidas por 499 dólares. Os aparelhos vão começar a chegar às mãos dos consumidores já a partir de setembro, e a Eufy garante que podem ser emparelhados com Google Assistant, Amazon Alexa e IFTTT.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.