A NASA exibiu esta quinta-feira uma versão conceptual do "carro" que está a desenvolver para conduzir no planeta Marte. O veículo, que parece ser semelhante àqueles que as pessoas utilizariam em caso de apocalipse zombie, foi apresentado no Kennedy Space Center esta semana e apresenta uma estrutura metálica ao longo de 10 metros de comprimento.

O rover foi criado como peça de exibição para a exposição Summer of Mars, da NASA, mas integra vários elementos que deverão constar da versão final do veículo que, no entanto, ainda deverá estar a alguns anos de distância.

Neste protótipo, contudo, pode já observar algumas das formas que o veículo irá tomar. A equipa por detrás desta peça teve em conta a futura inclusão de vários equipamentos, como GPS, emissor de sinais de rádio e uma cápsula que se transforma num laboratório amovível.

Em adição, o rover também deverá ser capaz de perfurar superfícies para a recolha de amostras e posterior análise. O primeiro objetivo seria a descoberta de fontes de água e de oxigénio.

O carro será movido com a ajuda de uma bateria de 700 volts que será alimentada por energia solar.

O Summer of Mars é uma exposição dinamizada pela agência espacial norte-americana que pretende dar a conhecer os esforços que estão a ser feitos para levar a exploração marciana a outro patamar. O evento vai atravessar parte da Costa Este dos Estados Unidos durante os meses de julho e agosto.

Os planos para a versão final do veículo passam por fazê-lo aterrar em Marte dentro de três anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.