Vindstyrka é o nome do novo aparelho eletrónico da IKEA. Depois de lançar uma mesa de cabeceira que ajuda a purificar o ar, a empresa aposta agora num pequeno sensor que analisa a qualidade do ar que respira em casa.

É num pequeno ecrã frontal que o Vindstyrka comunica o nível de partículas (as inferiores a 2,5 micrómetros), humidade, temperatura e a carga de gases poluentes detetada. Valores anormais podem justificar problemas respiratórios ou outras complicações de saúde.

O gadget funciona sozinho, mas pode ser conectado ao smart home hub Dirigera. Desta forma, é possível consultar os níveis medidos através da app do IKEA e emparelhar equipamentos por forma a que operem de acordo com a atividade uns dos outros. No caso de ter um purificador, por exemplo, torna-se possível que este aumente a intensidade, automaticamente, quando o ar estiver com pouca qualidade.

O Vindstyrka é lançado em abril. O preço não foi revelado, mas o design e as funcionalidades deixam-nos prever que se trata de um equipamento económico ao invés de uma solução premium.