Depois da Amazon ter anunciado no verão que ia comprar a startup Zoox, a empresa revelou um veículo elétrico autónomo para quatro passageiros, com um serviço comercial a ser previsto para 2021. Com um motor em cada extremidade, o veículo foi desenhado para circular em cidades como Las Vegas ou São Francisco, pretendendo fazer concorrência a outros serviços americanos de táxis autónomos, entre os quais a Uber e Lyft.
Em entrevista à Bloomberg Television, a Chief Executive Officer (CEO) Aicha Evans considera que a empresa reinventou o transporte de passageiros com o seu veículo. Teste tem 3,63 metros de comprimento e consegue chegar aos 120 km/h de velocidade máxima.
A empresa destaca a sua autonomia, equipando o veículo com duas baterias que permitem mantê-lo a circular durante 16 horas. Para o ajudar na sua aventura autónoma, este conta com duas câmaras frontais no topo do veículo, e quatro sensores nas laterais. Cada sensor tem um campo de visão de 270 graus, permitindo ao veículo visualizar mais de 360 graus do terreno em simultâneo.
Quanto à segurança, o veículo integra airbags que formam um "casulo" em torno de cada passageiro, que disparam em caso de acidente. No entanto, a Zoox acredita que é improvável isso acontecer, dado os níveis de confiança que tem na sua tecnologia. Ainda assim, a empresa tem sempre a possibilidade de conduzir o veículo de forma remota e comunicar com os passageiros em tempo real.
Para aqueles preocupados com a privacidade, a startup garante que os passageiros terão a possibilidade de desfocar as imagens capturadas pela câmara colocada a bordo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários