A Nintendo não tem um smartphone. Não são conhecidos planos da Nintendo para o desenvolvimento de um smartphone. Mas isso não impede que a imaginação de artistas e criadores fique bloqueada e que projetos como o Smart Boy existam.

O conceito foi desenvolvido pelo artistas Pierre Cerveau e publicado no seu site pessoal. Pelas imagens é notória a inspiração naquele que foi um dos grandes êxitos da Nintendo, o Game Boy.

Além do ecrã de grandes dimensões e que ocuparia quase toda a parte frontal do dispositivo - uma mais valia num sistema dedicado a jogos -, é de destacar o caráter modular do conceito.

Além de ser possível adicionar controlos adicionais através da entrada USB na lateral, na parte superior do telemóvel existia uma “slot” para componentes modulares: mais bateria, mais capacidade de armazenamento ou simplesmente uma câmara fotográfica.

O protótipo surge numa altura em que a Nintendo está a começar a apostar no mercado mobile através do desenvolvimento de jogos e numa altura em que a tecnologica já está também a trabalhar num novo sistema de jogo, chamado NX.