Depois de no ano passado ter introduzido este novo produto na Developers Game Conference, a Sony voltou ao evento para revelar mais algumas novidades sobre o Project Morpheus, os óculos de realidade virtual da empresa.

A maior novidade é que o equipamento tem lançamento previsto para a primeira metade de 2016, querendo isto dizer que pode já faltar menos de um ano para que os consumidores tenham acesso a este novo formato de jogabilidade na PlayStation 4.

Foi ainda revelado que os óculos têm atualmente um ecrã OLED de 5,7 polegadas com uma resolução Full HD, uma taxa de atualização de imagem de 120hz para experiências fluídas, uma latência muito baixa, nove sensores de posicionamento da cabeça que permitirão um ângulo de visão até 100 graus - não tão completo como o projeto da HTC, por exemplo.

Ao nível do design existem poucas diferenças, mas a Sony defende que as alterações feitas permitem que o equipamento seja colocado e tirado de forma mais simples da cabeça dos jogadores.

O presidente dos estúdios de desenvolvimento da Sony, Shuhei Yoshida, considera que o grande número de empresas que anunciaram projetos na área da realidade virtual foi muito importante para expor os consumidores a este novo segmento do mercado.

E se do lado dos consumidores ainda é necessário fazer algum trabalho para explicar o conceito e as vantagens destes sistemas de entretenimento, os programadores já estão rendidos. "O entusiasmo dos developers para este novo meio lembra-se dos primeiros dias de desenvolvimento de jogos", comentou o executivo da tecnológica japonesa durante a DGC15.

Por saber continua o preço, algo que a Sony não deverá querer fazer antes dos grandes concorrentes, replicando assim uma estratégia semelhante à da PlayStation 4 relativamente à Xbox One.