O projecto de criar uma escola que garantisse a formação de alunos mais focados nas necessidades do mercado de trabalho foi assumido desde início pela Odd School, que se diferencia de outros centros de formação também pela parceria com empresas para desenvolver laboratórios, entre os quais se conta o SAPO Labs.

André Luís, um dos responsáveis pelo projecto, adianta que este surgiu porque as empresas do grupo Até ao Fim do Mundo não encontravam recursos humanos com as competências adequadas para integrar os seus projectos. “Os conteúdos pedagógicos do ensino estão desajustados da realidade do mercado”, sublinha.

Foi assim que nasceu a Odd School, cuja aposta inovadora tem vindo a dar frutos com a sua formação na área de jogos, web e animação sempre em ligação com projectos reais e até com os laboratórios de empresas. “Os alunos trabalham em projectos reais e não apenas em simulações”, explica André Luís.

As turmas são pequenas, os formadores exclusivos e para os alunos a imersão na realidade profissional dá uma preparação imediata para integrarem os quadros de empresas da área mas garante também a criação de um portfólio que é um cartão de visita numa entrevista de emprego.

De qualquer forma os melhores alunos têm quase garantida a entrada numa das empresas do grupo, ou nos parceiros dos laboratórios, assegura o responsável pelo projecto.

Para Setembro está já a ser preparada uma nova metodologia pedagógica, com cursos intensivos, divididos por módulos, onde o aluno consegue desenvolver programas à medida dos seus interesses, sempre com uma orientação à carreira que quer seguir.

André Luís adianta ainda que a Odd School quer avançar com a criação de um fundo financeiro que poderá apoiar os laboratórios mas também servirá para aumentar o número de bolsas de formação que estão disponíveis para os alunos.

Quanto aos laboratórios é uma experiência para continuar, até porque são muito bem recebidos pelos parceiros. Tiago Silva Lopes, Director do Portal SAPO, admite que esta parceria é uma forma de fazer crescer o número de profissionais na área face à escassez de recursos existentes. Com a ligação à Odd School o SAPO fomenta a criação de uma “incubadora” que facilita o acesso dos jovens mais criativos a um público mais vasto perante o qual podem mostrar o seu talento.

No vídeo abaixo André Luís explica os projectos da Odd School e a estratégia de parcerias empresariais. Em entrevista ao TeK também Tiago Silva Lopes, Director do SAPO, justifica o investimento que a PT tem feito nestes laboratórios e garante que a iniciativa é para continuar.