Ainda em versão beta, acaba de ser disponibilizado para download o Opera 11, o mais recente browser para desktop da empresa norueguesa de software. No seu site, a Opera Software promete onze novidades para a mais recente edição do navegador.

Entre as novas funcionalidades propostas, responsáveis e imprensa especializada são unânimes em destacar a nova forma de organização dos separadores no browser, denominada "tab stacking", que permite organizar as páginas abertas em grupos arrastando os separadores uns para cima dos outros - a lembrar aquilo que a Mozilla propõe no Firefox 4, o Panorama.

Para exemplificar o funcionamento da nova ferramenta do software, os responsáveis criaram um vídeo, que reproduzimos abaixo.

O suporte a extensões para o browser (aplicações que podem ser desenvolvidas por terceiros e acrescentam funcionalidades ao navegador) e melhorias ao nível do desempenho são outras das características realçadas, que já podem ser experimentadas na prática, por utilizadores de sistemas operativos Windows e Linux.

Entre as restantes funcionalidades estão novidades ao nível da utilização do rato durante a navegação, da segurança, antecipação dos termos a pesquisar à medida que o utilizador escreve (numa integração com o Google) e a possibilidade de executar os Plug-ins requeridos por uma página Web apenas quando o utilizador clicar para autorizar os mesmos - numa tentativa de tornar mais rápida a navegação em máquinas com menos recursos.

A nova versão, que é 30 por cento mais "pequena" que o Opera 10.60, segundo a companhia, assegura ainda um novo sistema de actualizações automáticas e o suporte ao HTML5, num interface que quem não quiser descarregar para ver pode ir conferindo nos screenshots abaixo.

[caption]screenshot Opera[/caption]

[caption]screenshot Opera[/caption]

[caption]screenshot Opera[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.