Pelas contas da Nasa, a sonda percorreu já 22,22 milhas (35,76 quilómetros).
Na agência o recorde anterior foi fixado há 40 anos pelos astronautas da Apollo 17, quando em 1972 exploraram a Lua durante três dias.



Os astronautas usaram nessa altura um veículo robótico para explorar a superfície da Lua. Durante essa missão foram percorridas 22,21 milhas.


O recorde para uma distância percorrida fora da Terra, por uma sonda, pertence à antiga União Soviética que com o seu rover Lunokhod 2, em 1973, percorreu 23 milhas (37,01 quilómetros).


Recorde-se que a sonda Opportunity assinalou no início de 2013 o seu nono ano de missão em Marte, uma missão que foi planeada para durar três meses, mas que ultrapassou em muito esse objetivo continuando, ainda hoje, a recolher informação e imagens que são enviadas para a Terra para análise.



A duração da missão acaba por ser surpreendente, tendo em conta as condições adversas do planeta. "A superfície de Marte é um local muito duro; pode haver diferenças de temperatura de 100 graus a cada dia", explicava John Callas, gestor do projeto Mars Exploration Rover da Nasa, na altura em que se assinalavam os nove anos de exploração da Opportunity em Marte.



Veja ou reveja aqui um vídeo publicado pela Nasa, que resume os passos da Opportunity no planeta Vermelho.





Nota de redação: Foi feita uma alteração à notícia para clarificar a informação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.