Se ainda não está convencido de que a inteligência artificial está prestes a dominar todos os sectores da sua vida pessoal e profissional, aqui fica mais uma prova.

Depois de ter chegado aos smartphones, televisões, frigoríficos, carros, máquinas de lavar e outros equipamentos susceptíveis de serem conectados à internet, a Alexa vai agora levar as suas potencialidades até um conjunto de Tupperware que podem ser emparelhados com o seu smartphone para lhe darem informações acerca do estado da sua comida.

A linha de acessórios Ovie Smarterware contém uma pequena etiqueta eletrónica, que deve ser colocada dentro do Tupperware, uma mola para prender sacos de comida e um conector universal que pode ser utilizados noutros tipos de recipiente. Depois de ativar o dispositivo, terá de inserir manualmente, na aplicação respectiva, a comida que o conector está a acompanhar, ou comunicá-lo oralmente à Alexa para que o sistema possa ir atualizando o seu estado. Em adição, para permitir a comunicação entre todos estes componentes, será necessário ligar um outro aparelho à tomada.

A Ovie sublinha que a bateria de cada um destes SmartTags tem autonomia para um período de utilização de entre 12 a 18 meses. Para comunicar o estado dos alimentos ao utilizador, a empresa carregou uma base de dados com o prazo de validade de milhares de alimentos que designa uma contagem decrescente no acessório assim que o alimento lhe for comunicado. No entanto, o utilizador pode sempre determinar um prazo específico para cada um dos alimentos.

Para além das notificações, as etiquetas integram também um sistema de luzes que mudam de cor consoante o estado dos alimentos. Verde indica que a comida está fresca e própria para consumo, amarelo significa que está prestes a ultrapassar o prazo de validade, e vermelho quer dizer que o prazo definido foi ultrapassado.

A app serve para manter toda esta informação em ordem e pode ainda ser utilizada para sugerir um conjunto de receitas adequadas ao stock que mantém armazenado.

O Ovie Smartware está neste momento em fase de financiamento, na plataforma de crowdfunding Kickstarter. Para garantir um conjunto de três SmartTags e um Ovie Hub, terá de investir pelo menos 60 dólares no projeto. As primeiras encomendas deverão ser remetidas em fevereiro do próximo ano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.