O estudo foi realizado nos Estados Unidos e abrangeu mais de 1500 gestores de pequenas, médias e grandes empresas. Questões de produtividade, segurança e preocupação ambiental são apontadas como os principais benefícios da substituição do papel nas organizações.

As empresas acreditam que estão em vantagem ao adotar processos baseados apenas em formatos digitais dos documentos, sobretudo pela facilidade de arquivo e gestão (51%), mas também pela redução de custos, referida por 61% dos gestores. A perceção geral é de que as empresas que demoram mais tempo a adotar práticas totalmente digitais estão em desvantagem no que se refere ao crescimento do negócio e atração de novos clientes

[caption]estudo adobe[/caption]

A área de contratação continua a ser a que mais recorre a papel, com 98% dos entrevistados a admitir que ainda usam papel nestas transações. Mas 73% dos gestores afirmaram que a sua vida seria mais fácil se todos os contratos trocados no trabalho fossem em formato digital.

No estudo a segurança é uma das preocupações destacada, com 60% dos gestores a indicarem que os documentos eletrónicos protegidos por uma palavra passe são mais seguros do que os documentos trancados num cofre. O medo de perder um documento é citado por 56% como uma das maiores desvantagens de utilizar papel.

[caption]estudo adobe[/caption]

Há ainda a considerar uma crescente consciência ambiental: 50% dos inquiridos admitem que o papel é mais penalizador para o ambiente do que a utilização de processos digitais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico