Um grupo de sete investigadores do Institute of Materials Research and Engineering (IMRE) e do Politécnico de Temasek desenvolveram uma proteção de ecrã que pode ser aplicada a qualquer dispositivo móvel e permite visualizar conteúdos em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais.

Os engenheiros criaram uma película de plástico com uma espessura de 0,1 milímetros a que chamaram de EyeFly 3D. Dentro desta estrutura existem cerca de 500 milhões de "lentes" organizadas à nano-escala que possibilita a reprodução de conteúdos em 3D estereoscópico no modo vertical ou horizontal do telemóvel.

O EyeFly 3D funciona como um filtro de ecrã que é acompanhado por aplicações móveis dedicadas para iOS e Android, que possibilitam a conversão dos conteúdos para que sejam compatíveis com a proteção.

Questionados pelo CNet Asia sobre a possibilidade de desenvolverem aplicações para Windows Phone e BlackBerry, o diretor executivo da Nanoveu Pte Ltd., empresa responsável pela comercialização da película, diz que prefere ver primeiro como evolui a resposta do mercado a estes sistemas operativos e aos seus telemóveis.

Além da componente de entretenimento a Nanoveu Pte Ltd. espera que a película possa ter outras aplicações práticas, ao ser usada para descodificação de PINs de segurança usados em serviços de banca online.

Mas há uma contrapartida: como escreve o CNet Asia, que já teve acesso a um modelo de demonstração, a película retira alguma resolução ao ecrã dos telemóveis e no caso do iPhone 5 o efeito Retina perde-se e os utilizadores têm que viver com alguns pixéis detetáveis pelo olho humano se quiserem ver conteúdos em 3D. Por outro lado, o brilho do ecrã manteve-se inalterado.

Tirar a película e colocar uma nova a cada utilização para já não deve ser opção já que o EyeFly 3D vai ser vendido por 35 dólares - mas até ao dia 1 de maio todas as expedições internacionais não pagam mais pela entrega.

No site oficial e que possibilita a compra da película apenas existem proteções compatíveis com o iPhone 5 e o iPod Touch de quinta geração, mas as proteções para o Galaxy S IV e o iPad de quarta geração também estão em desenvolvimento.

Recentemente, os laboratórios de investigação da HP revelaram ter conseguido criar um tipo de ecrã que pode ser aplicado em dispositivos móveis e consegue recriar imagens holográficas e tridimensionais a partir de várias perspetivas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.