A mente brilhante de Shigeru Miyamoto deu origem às principais séries de videojogos da Nintendo, como Mario, The Legend of Zelda, Nintendogs, Wiisports e claro, Pikmin. O que todos estes jogos têm em comum é que os seus conceitos básicos começaram em experiências pessoais, fossem na sua juventude, quando explorava as cavernas na sua aldeia que deram origem a Zelda; as brincadeiras com os seus animais de estimação que influenciaram Nintedogs. E para Pikmin não foi diferente, tendo surgido a ideia enquanto observava formigas no seu jardim.

A série Pikmin sempre foi muito diferente de todo o catálogo da Nintendo. Jogos com um toque de estratégia em que o exercício principal era coordenar e controlar as simpáticas criaturas, divididas por diferentes classes e características únicas. Dando pequenas ordens contextuais, os jogadores podem criar pontes e outras estruturas que permitam explorar o cenário e ultrapassar os desafios.

Veja na galeria imagens do jogo:

E Pikmin 4 mantém esses conceitos essenciais. As criaturas, que acabam por ser híbridos de insetos com plantas, têm de ser guiadas em novas expedições pelo Capitão Olimar. É possível plantar e colher os Pikmin para atacar insetos inimigos e construir infraestruturas. Pode controlar até três espécies de Pikmin, chamá-los em grupo ou dar ordens individuais nas próximas tarefas. Se precisa de carregar itens, as pequenas criaturas nunca vão negar a ordem.

As criaturas vermelhas representam o fogo e estão sempre prontas para atacar. Os azuis correspondem à água, tirando vantagem deste elemento no cenário e os amarelos tratam da eletricidade. Existem outras espécies com habilidades únicas para encontrar na aventura.

Um dos objetivos do novo jogo é construir um Posto de Comando e encontrar os elementos da Brigada de Resgate, assim como outros sobreviventes. Ao falar com estas personagens vai ter acesso a missões secundárias, assim como aprender a construir novos equipamentos que são úteis no terreno. As missões noturnas adicionam mecânicas de Tower Defense, em que tem de defender o Posto de Comando dos ataques dos inimigos.

A nova aventura introduz ainda Otchin, um simpático cão que vai acompanhar as personagens durante as missões e que poderá dar uma ajuda em algumas tarefas. Cabe ao jogador treiná-lo para que este fique ainda mais útil. Este pode transportar as personagens às costas, assim como ajudar a abrir caminhos. E para o caso de se enganar em algum momento, pode ativar o sistema de rebobinar, útil para o caso de querer salvar algum Pikmin que tenha morrido acidentalmente.

O novo jogo suporta ainda um segundo jogador na mesma consola, tanto para jogar a aventura num formato cooperativo, como um dos modos competitivos disponíveis.