A Sony junta-se às comemorações do Dia da Terra apresentando Jupiter & Mars, um jogo com uma forte mensagem ecológica acerca do impacto da humanidade no meio ambiente. Nesta aventura, que pode ser igualmente desfrutada em realidade virtual, para maior imersão nos oceanos, os jogadores assumem um par de golfinhos, lembrando bastante o clássico Ecco the Dolphin da Sega.

O jogo foi desenvolvido pelo estúdio indie Tigertron, formado por dois ex-jornalistas de videojogos e a ideia inicial foi inspirada no documentário The Cove, sobre a caça aos golfinhos. O novo título procura alertar os jogadores para as questões ecológicas, tais como a poluição, as alterações climatéricas, oferecendo para tal uma experiência divertida e claro, altamente apelativa pela charme e simpatia dos golfinhos que protagonizam a aventura.

O jogo tem lugar num futuro distante, depois da humanidade ter desaparecido, com a Terra a começar a recuperar aos poucos o impacto do Homem. Devido à subida dos níveis do mar, as grandes cidades litorais acabaram engolidas, como Londres, Nova York e várias ilhas da Grécia, que passam a fazer parte do ambiente oceânico.

O mundo subaquático está repleto de criaturas coloridas e iluminadas em estilo néon, que pautam o estilo artístico geral de Jupiter & Mars. O objetivo da dupla de protagonistas é encontrar umas estações submersas, pertencentes aos humanos e eliminá-las, nos diversos biomas onde se passa a aventura.

Os jogadores apenas controlam diretamente a Jupiter, numa visão da primeira pessoa, capaz de emitir impulsos de ecolocalização para iluminar o ambiente em redor e ter noção do que se encontra atrás de objetos sólidos. A outra personagem, Mars, é um golfinho controlado pela inteligência artificial que acompanha o jogador, ajudando-o a destruir obstáculos para abrir novas passagens.

O jogo promete diversos puzzles ambientais e a procura de elementos colecionáveis. E tendo sido criado por produtores ligados a projetos como Lumines e Visualizer, a componente sonora pretende marcar igualmente a diferença.

Jupiter & Mars está à venda a partir de hoje, em exclusivo na PlayStation 4 e a Tigertron está a doar parte das receitas para suportar as diferentes causas e iniciativas ligadas aos oceanos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.