A SpaceX divulgou imagens arrebatadoras captadas durante a recente missão Polaris Dawn. O vídeo, gravado por uma câmara externa a cerca de 730 km de altitude, mostra a Terra de um ângulo extraordinário, enquanto a nave completava as 75 órbitas da sua histórica missão de cinco dias.

Com uma qualidade visual que parece saída diretamente de um filme de ficção científica, as cenas impressionam e é o próprio Elon Musk, CEO da SpaceX, a brincar com a semelhança das imagens com efeitos especiais.

Polaris Dawn está a 1.400 km na maior distância da Terra atingida por humanos em 50 anos
Polaris Dawn está a 1.400 km na maior distância da Terra atingida por humanos em 50 anos
Ver artigo

"Parece CGI, mas estas são todas imagens reais da missão espacial do Programa Polaris", comentou Elon Musk, na rede social X. A comparação com imagens geradas por computador (CGI) é compreensível, dada a espetacularidade das filmagens, que mostram a Terra de uma perspetiva raramente vista, com detalhes admiráveis.

Veja o vídeo

A missão Polaris Dawn marcou um importante passo para futuras viagens espaciais comerciais. Durante cinco dias, a tripulação a bordo da Crew Dragon realizou diversas experiências científicas, testando novas tecnologias e levando mais longe os limites da exploração espacial.

Além das imagens de tirar o fôlego, a missão colocou com sucesso quatro humanos à maior distância do Planeta Azul desde o histórico programa Apollo 11 da NASA. À boleia de um foguetão Falcon 9, a tripulação atingiu a órbita baixa da Terra, ficando a 1.400 quilómetros acima da Terra.

A bordo da cápsula Crew Dragon Resilience esteve o bilionário Jared Isaacman, que liderou a missão Inspiration4, em 2021, acompanhado por Kidd Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon, todos estreantes em voos espaciais.

O lançamento da missão ficou registado por imagens que pode ver na galeria.

Foi notável ainda por outro feito: incluiu a primeira caminhada espacial realizada por civis. Na verdade o significado de "passeio" da missão não foi literal: Jared Isaacman e Sarah Gillis espreitaram fora da cápsula por alguns minutos, à vez, a paisagem espacial privilegiada, mas sem saírem realmente da Crew Dragon.

Clique na galeria para ver com mais detalhe algumas imagens do "passeio".