A série Civilization, criada por Sid Meier dispensa apresentações, sendo uma das mais antigas no género da estratégia que tem vindo a evoluir ao longo das décadas. O mais recente título, Civilization VI, ficou mais rico com a adição de Portugal, baseada na época dos Descobrimentos.

O líder do povo português nesta fase do jogo é o rei D. João III, conhecido pela sua astúcia nas práticas comerciais, em vez de guerras abertas, na sua estratégia de conquista. Portugal tem uma habilidade única chamada Casa da Índia, que aumenta significativamente a capacidade das rotas comerciais internacionais, ainda que limitadas às cidades da zona costeira ou com um porto. A habilidade adiciona ainda unidades de mercador adicionais e a possibilidade de embarcar nas casas do tabuleiro de água, assim que desbloqueadas.

Portugal tem ainda a Nau como unidade exclusiva, usada em combate de proximidade, substituindo as caravelas. Esta requer menos manutenção que as caravelas e começa com uma promoção grátis. Além disso tem duas cargas para a construção de Feitorias. Estes portos especiais de navios são únicos para Portugal e garantem ouro e produção adicional nas rotas comerciais para a respetiva cidade.

A nossa nação no jogo tem ainda um edifício único, a Escola de Navegação, que substitui a Universidade. Este aumenta a produção de unidades navais, assim como a área científica baseado no número de espaços de área costeira e lagos entre as fronteiras das cidades, garantindo ainda pontos de Grande Almirante. Já a habilidade única do rei D. João III chamado Porta do Cerco dá maior alcance de visão às unidades, assim como aumenta a capacidade de rotas comerciais. E à medida que se conhecem novas civilizações, maior será a sua rota comercial, abrindo fronteiras com todas essas cidades-estado.

Na prática, Portugal tem uma capacidade única de se expandir pelo mar, construindo rapidamente rotas e ligações comerciais a outras cidades, uma vez que só o consegue fazer nas zonas costeiras. Por isso, a exploração naval é uma prioridade para quem joga com a nossa fação. Por fim, sabe-se que a Torre de Belém é uma das maravilhas disponíveis para Portugal. Tratam-se de edifícios únicos de cada fação, que conferem habilidades e bónus especiais.

A expansão com Portugal estará disponível a partir do dia 25 de março ao PC, PlayStation 4, Xbox One, Switch e smartphones, e será gratuito para quem adquiriu o passe Frontier.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.