Pedro Silva, de 20 anos, foi um dos seleccionados para integrar a edição 2011 da YouTube Symphony Orchestra. Portugal estava representado por cinco músicos entre os 336 finalistas, além de um cidadão brasileiro que estuda em Castelo Branco, mas só o trompetista irá à Austrália para tocar na Ópera de Sydney.



O anúncio foi feito esta terça-feira depois de um período de audições através da Internet que decorreram entre Outubro e Novembro, da selecção dos finalistas e da votação dos internautas.



O projecto foi lançado em 2009 como "a primeira orquestra colaborativa do mundo" e, na sua primeira edição, recebeu cerca de 3.000 candidaturas em vídeo, acabando por incluir entre os 94 vencedores o violinista português Tiago Santos, que em Abril de 2009 participou no concerto de estreia do colectivo, no Carnegie Hall de Nova Iorque.



Em 2010, e embora o YouTube não tenha divulgado o número global de inscrições registadas, o júri seleccionou em Dezembro 336 finalistas, entre ao quais cinco jovens portugueses e um brasileiro a residir em Portugal.



Além de Pedro Silva, os músicos portugueses eram a flautista Ana Carina Sousa, o violinista Nuno Vasconcelos, o trompista Luís Duarte Moreira e o oboísta Samuel Bastos (que está a estudar na Suíça). O candidato brasileiro que vive em Portugal era o violinista Vasken Fermanian.



As prestações desses músicos continuam disponíveis na página do YouTube, onde foram votadas pela comunidade de utilizadores do site entre os dias 10 e 17 de Dezembro.



A estreia da nova "formação" está marcada para o dia 20 de Março, na Ópera de Sydney. O concerto será novamente conduzido pelo maestro Michael Tilson Thomas, que, na apresentação da segunda edição da Orquestra Sinfónica do YouTube, em Nova Iorque, prometeu que o colectivo iria "explorar como é que a tradição de 1.200 anos da música clássica pode entrar no reino da alta tecnologia", refere a Lusa.



Fica o vídeo feito com os testemunhos dos seleccionados.



Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.