Há mais uma campanha de teor tecnológico que está a dar nas vistas no Kickstarter. Chama-se PowerUp 3.0 e é um módulo que quando encaixado num avião de papel construído em casa, torna a nave num equipamento que pode ser controlado à distância por um smartphone.

A comunicação é feita através de Bluetooth 4.0 e permite uma distância máxima de 55 metros entre o utilizador e a aeronave de papel e uma velocidade máxima de voo de 16Km/H. O PowerUp 3.0 é compatível com Android 4.3 ou superior e com o iOS.

A aplicação para telemóveis funciona como a cabine de voo, apresentando vários indicadores de voo como a distância a que o equipamento está, o nível da bateria,. O telemóvel funciona também como centro de controlo e com a ajuda do acelerómetro é possível definir as direções de voo.

O carregamento do módulo é feito através de um cabo micro-USB e a construção do mesmo é em fibra de carbono para que seja resistente às quedas de que pode ser vítima.

Shai Goiten é o empreendedor que está a orquestrar a revolução na "indústria" dos aviões de papel e já conseguiu o dinheiro que pedia: 50 mil dólares. Na realidade, quando ainda faltam mais de 50 dias para terminar o financiamento, o projeto já conseguiu reunir mais de 350 mil dólares. Segundo o roadmap do criador está previsto que o PowerUp 3.0 fique disponível para comercialização em junho de 2014.

Fora do Kickstarter o módulo vai ser vendido por um preço a rondar os 50 dólares, cerca de 36 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico