O projeto chegou à plataforma de crowdfunding Kickstarter em maio e dez dias antes do prazo limite para angariar financiamento - que é de um mês - já assegurou o milhão de dólares necessário para transformar o sonho numa realidade.

Os primeiros dias de angariação de fundos já davam sinais do potencial da ideia, que garantiu 600 mil dólares em financiamento só nos três primeiros dias. Mais uns dias e as impressões iniciais confirmaram-se. Quase 13 mil "contribuintes" asseguraram já o valor necessário e o financiamento reunindo aproxima-se já de 1,1 milhões de dólares.



A ideia da Planetary Resources, cuja equipa acumula vários anos de experiência nesta área, integra nomes associados ao lançamento das sondas que hoje ajudam a explorar Marte, é desenvolver um telescópio espacial acessível a qualquer pessoa.

O projeto foi pensado a vários níveis, que vão aumentando o potencial de observação do espaço e recolha de informação. Quanto maior for o apoio financeiro reunido mais longe conseguirá ir.



Durante este último mês, quem aceitasse ajudar a fazer nascer o Arkyd ajudava já a pôr em prática o modelo de negócio desenhado pela empresa: criar serviços que exploram as capacidades da plataforma ao sabor dos interesses de cada "cientista amador".



Nesta fase, quem contribuiu para o projeto com 200 dólares ganhou já o direito a apontar o telescópio para um local à escolha. Valores maiores permitirão experiências mais ousadas, como criar um filme e emiti-lo no espaço.



Quando o projeto chegar ao terreno toda a informação recolhida será entregue aos legítimos proprietários mas figurará também de uma base de dados que ficará acessível para projetos de investigação em crowdsourcing.

Facilitar o acesso à investigação espacial, contribuindo para diminuir de forma significativa os custos dos recursos de observação espacial, é na verdade um dos grandes objetivos do projeto. Abrir o acesso ao telescópio a qualquer pessoa é a forma de criar um modelo de negócio sustentável para atingir esse objetivo.



Aproveite para ver ou rever o vídeo preparado pela equipa de projeto para explicar o objetivo desta missão possível.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico