O arqui-inimigo de Super Mario, Browser, tem uma obsessão pela Princesa Peach, sendo raro o jogo onde esta não seja raptada pelo vilão, obrigando o famoso canalizador a partir numa aventura de plataformas para a salvar. Mas em Princess Peach: Showtime! é o próprio Mario que está “em outro castelo”, expressão imortalizado na série referente à princesa. Peach deixa de ser a donzela raptada para se tornar a heroína e protagonista desta nova aventura lançada em exclusivo para a Nintendo Switch.

Este não é o primeiro título protagonizado pela princesa, servindo como sequela espiritual de Super Princess Peach, lançado originalmente no Japão em 2005. São quase 20 anos de distância dos dois jogos, com o novo jogo a oferecer à personagem diferentes papeis, uma vez que a aventura tem literalmente lugar num teatro. Todos os níveis da aventura são cenários do Sparkle Theater, um teatro que foi tomado de assalto pelo bando Sour Bunch, uma espécie de uvas humanoides, considerando o seu líder Grape.

Veja na galeria imagens de Princess Peach: Showtime:

Nesse sentido, nesta aventura a princesa veste diferentes fatos, cada um associado a papeis que lhe conferem habilidades e mecânicas diferentes de gameplay. Pode contar com a Peach espadachim, Peach Kung-Fu ou Ninja Peach. Cada um apresenta um estilo de combate, assim como abordagens furtivas. A perspetiva mantém-se tradicional, numa visão de ecrã lateral típico dos jogos de plataformas de Super Mario, mas com elementos 3D.

Muito colorido e animado, Peach percorre os níveis da aventura em cenários de teatro construídos, como se o jogador fizesse parte da plateia. Os elementos funcionam como acessórios decorativos sempre animados. Há portas para entrar e visitar diferentes áreas, interagindo com as árvores e outros elementos para obter moedas. Todas as dinâmicas de combate mudam mediante o papel. Por exemplo, quando está vestida de mosqueteira de espada na mão, vai poder ataque rapidamente os inimigos, destruir arbustos e outros elementos do cenário.

Também há mini-jogos e atividades, igualmente associados a um dos papeis de Peach. Quando veste o fato de pasteleira tem que bater a massa dos tachos para fazer bolos e doces para servir os carrinhos que passam para os transportar. Peach ainda veste fatos de super-heróis ou uma personagem da Disney no Gelo, numa atividade de patinagem artística. Na pele de uma mestre de Kung Fu vai lutar contra marionetes cheias de genica. A Detetive Peach dá-lhe um tom de investigação e resolução de puzzles. A versão ladra de Peach confere-lhe habilidades furtivas, tais como andar escondida na relva ou até mesmo dentro de água, respirando com uma cana de bambu.

O objetivo do estúdio Good-Feel, estúdio responsável por diversos títulos inspirados pelo universo Mario e Kirby, foi recriar um teatro interativo, onde cada papel encarnado por Peach lhe confere habilidades e todo um ambiente de cenários por trás. De donzela raptada constantemente nos jogos Mario, Peach apresenta-se nesta aventura cheia de genica e inteligente em qualquer papel que vista.