O próximo serviço de entregas à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) tem lançamento marcado para o próximo sábado, com a NASA a revelar que o momento vai ter transmissão em direto, mas também tudo o que vai na “bagagem”.

Além da variedade de bens de reabastecimento, aquela que é a 23ª missão de entrega da SpaceX à morada espacial é marcada por diferentes experiências científicas e demonstrações tecnológicas.

A bordo da espaçonave Dragon vai, por exemplo, a READI FP uma experiência que pretende avaliar os efeitos da microgravidade e da radiação espacial no crescimento do tecido ósseo e testar se os metabolitos bioativos - substâncias antioxidantes formadas quando o alimento é decomposto - podem proteger os ossos durante os voos espaciais.

Há também a Retinal Diagnostics, uma investigação patrocinada pela Agência Espacial Europeia (ESA), o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e o Instituto de Medicina Espacial e Centro Europeu de Astronautas (EAC), destinada a testar se um pequeno dispositivo baseado em luz pode registar imagens das retinas dos astronautas para documentar a progressão dos problemas de visão conhecidos como Space-Associated Neuro-Ocular Syndrome (SANS).

O conjunto de experiências abrange ainda o estudo APEX-08 sobre a evidência de stress em plantas, demonstrações da destreza aprimorada de um braço robótico, testes ao desempenho e durabilidade de materiais de construção ao ambiente hostil do espaço e um sistema de  medicação pouco invasivo, controlado remotamente.

A NASA resume a "carga científica" da 23.ª entrega da SpaceX à ISS num vídeo:

O “arranque” da missão de reabastecimento da ISS está marcado para o próximo sábado, dia 28 de agosto, do Kennedy Space Center, e vai ter transmissão em direto a partir das 03h15 EST – 8h15 de Lisboa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.