A última terça-feira foi rica em novidades para a indústria tecnológica. Enquanto São Francisco sediava a conferência de apresentação dos novos iPhone 7, Nova Iorque servia de palco à Sony que ali tomava a palavra para apresentar duas novas consolas.

As novidades não estavam propriamente envoltas em mistério. Há já vários meses que se falava sobre a hipótese de vermos estrear uma versão mais "magra" e outra mais potente da PlayStation 4 e foi exatamente isso que a tecnológica japonesa deu a conhecer: a PlayStation 4 Slim e a PlayStation 4 Pro.

A primeira é, aliás, familiar. Desde o primeiro modelo desta consola que a Sony tem por hábito lançar uma versão mais compacta e esta quarta geração acaba por dar continuidade a essa tradição.

Internamente, a PS4 Slim é em tudo idêntica à sua irmã mais velha sendo que o único ponto de distinção entre as duas reside nas dimensões mais reduzidas (menos 30% de volume do que a PS4) que esta última apresenta e na eliminação da porta de entrada ótica. Mesmo no design, e tal como é costume, a Sony decidiu manter os traços que caracterizam esta geração, alterando apenas a disposição da barra luminosa que dá identidade a esta quarta família de consolas.

Por outro lado, e inversamente a esta versão mais magra, a PlayStation Pro cresce em relação à PS4. No entanto, aqui, as novidades não ficam apenas no exterior até porque esta é mesmo a versão mais musculada dos sistemas de jogo da Sony até à data.

O equipamento, que até aqui era falado sob o nome de código Neo, vai chegar com suporte para jogos em 4K HDR, o que, na prática, significa que a consola será capaz de entregar uma experiência visual mais imersiva e com melhores níveis de contraste quando (e apenas quando) jogar numa TV 4K. Para isso, a Sony foi obrigada a proceder a um upgrade no interior da consola que se traduziu na substituição do hardware utilizado na PS4 (processador, gráfica, GPU) por versões mais potentes mas que, ainda assim, não suportam a reprodução de Blu-Ray UHD 4k. O disco rígido, por exemplo, vem agora com 1TB de raíz.

A PS4 Pro trás ainda uma nova porta USB traseira cuja intenção é agilizar a conexão dos vários periféricos da marca como o headset de realidade virtual.

Em termos de aspeto, este sistema ganha um andar face à versão standard da PS4 o que, consequentemente, lhe dá um aspeto mais robusto.

Na conferência desta terça-feira a Sony reservou ainda um espaço para dar a conhecer um conjunto de novos acessórios que complementam o upgrade conduzido à sua família de consolas. Um novo DualShock 4, com uma barra de luz visível no painel frontal, uma nova câmara e um novo suporte vertical para as novas consolas foram os objetos apresentados.

[caption][/caption]

A PlayStation 4 Pro vai chegar às lojas no próximo dia 10 de novembro com um preço de 399€. A versão Slim chega já a 15 de setembro e vai custar 299€.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.