A Toshiba apresentou hoje quatro novas câmaras de vídeo digitais que estarão disponíveis no mercado português, duas delas desde já e as restantes com lançamento previsto até Junho.

S20, X100, SX500 e SX900 são os nomes dos novos modelos da família Camileo, que apresentam características como gravação em Full HD (1920x1080p), captação de fotografias com resoluções de pelo menos 5 megapixéis e um botão para carregamento automático de vídeos para o YouTube.

Os primeiros equipamentos a serem disponibilizados são a Camileo S20 e a X100, ambas apresentam ecrãs LCD tácteis e rotativos de 3 polegadas, um botão dedicado para upload de clips para o serviço de partilha de vídeos da Google, gravação de imagens em Full HD, saída HDMI e um modo "noite", optimizado para captação de imagens em condições de pouca luz.

[caption]Camileo S20[/caption]

A S20 destaca-se pelo design ultrafino e pelo preço convidativo: 149,90 euros. O zoom é apenas digital (até 4x) e no que respeita à captação de fotografias não vai além dos 5 megapixéis - o que para um utilizador iniciado ou para quem procura essencialmente um equipamento para filmar, pode ser mais que suficiente.

Aos mais exigentes a Toshiba dedica a X100, que combina um sensor CMOS de 10 megapixéis -permitindo a captação de fotografias com uma resolução equivalente à de grande parte das máquinas fotográficas no mercado - com uma lente de zoom (até 10x) que, combinado com o zoom digital, permite usufruir de um zoom global até 100x.

[caption]Camileo X100[/caption]

A câmara assegura a gravação de vídeos a 1920x1080p e 30 frames por segundo (fps) e também WQVA (424x240) a 240fps - gerando conteúdos mais leves para partilha online. Está à venda nas lojas portuguesas em duas versões, preto e prata, ao preço recomendado de 299,90 euros.

Ainda durante este trimestre, os consumidores portugueses poderão ainda optar pelas Camileo SX500 e SX900, com preços que se situam no intervalo entre os primeiros equipamentos disponibilizados e características que podem fazer valer a pena esperar.

[caption]Camileo SX500[/caption]

A SX500 integra (como a X100) um sensor de 10 megapixéis e apresenta um zoom óptico de 5x, combinado com um zoom digital de 12x, que promete "competência" na captação de imagens distantes. A fabricante garante também que o modelo se comporta bem em condições de pouca luz, graças ao estabilizador electrónico de imagem e ao "sensor de luz de 4 Lux", que "contribuem para evitar imagens tremidas".

Embora ambas as SX sejam Full HD, a Toshiba afirma que a Camileo SX900 "transporta a qualidade de imagem vídeo para um nível superior". A máquina conta com um zoom óptico de 9x, sensor de luz de 3 Lux e destaca-se também pela aparência, com um chassis de 33 milímetros que faz do modelo "uma das câmaras de vídeo horizontais mais finas do mercado", garante a fabricante.

Estes modelos apresentam ainda funções de edição básicas que permitem manipular as imagens na própria câmara e têm data de chegada prevista ao mercado português até Junho, com preços recomendados de 199,90 euros, no caso da SX500, e 249,90 euros para a SX900.