“Quem não gostaria de ser astronauta? Ser lançado num foguetão, flutuar em microgravidade, ver a Terra da perspetiva única do espaço?”. As perguntas são da ESA num vídeo onde dá a conhecer alguns pormenores do processo de seleção, a decorrer, da sua próxima equipa de astronautas.
O número de candidaturas a astronauta superou todas as expetativas, demonstrando o nível de interesse pelas atividades espaciais na Europa, mas tal significa que o processo de análise levará algum tempo a ser concluído, admitiu a Agência Espacial Europeia (ESA) há uns dias, pedindo “paciência” a todos os que concorreram.
Entre março e junho últimos, a ESA recebeu no total 22.589 candidaturas, com a França a liderar com 7.137 inscrições, seguida pela Alemanha, com 3.700 candidatos. Portugal fez-se representar por 321 candidaturas: 260 homens e 61 mulheres.
Terminado o período de candidatura, iniciaram-se os procedimentos de seleção, com várias fases, sendo a primeira a análise de documentos, seguindo-se testes psicológicos e físicos, testes médicos e entrevistas.
A ESA revela num vídeo alguns pormenores do processo e destaca aquilo que é realmente importante para se ser astronauta.
Na semana passada, a Agência Espacial Europeia admitia que mais de 80% de todas as inscrições elegíveis restantes ainda estavam em análise. O próximo passo para os candidatos aprovados é um convite para um dia inteiro de testes, numa das instalações europeias, uma etapa que já começou para alguns e vai durar até pelo menos ao final do ano.
O português Pedro Caetano está entre aqueles que já foram notificados. O médico no Instituto Cuf Porto, especialista em Medicina Aeronáutica, tem já marcados os testes de desempenho, que decorrerão na Alemanha.
À sua espera terá quatro tipos de testes que irão avaliar a capacidade de tomada de decisão, de resolução de problemas e de cumprimento de tarefas, referiu, citado pela Exame Informática.
Mas se se candidatou e ainda não recebeu resposta da ESA não quer dizer que já esteja fora da corrida. De acordo com o cronograma do processo de seleção, recentemente revisto, espera-se que todos os candidatos a astronautas sejam notificados do resultado da sua inscrição até ao final do próximo mês de novembro, o mais tardar.
Se não for convocado - ou nem sequer tiver concorrido por não ter os requisitos necessários - não perca a esperança porque nem só de astronautas vive a exploração espacial e a ESA promete revelar novas oportunidades muito em breve.
Por enquanto, podemos todos usufruir das imagens registadas por quem já passou pelos testes de seleção e já vai na segunda vez que tem vista privilegiada para a Terra, a partir da ISS. Referimo-nos a Thomas Pesquet e ao seu extenso álbum fotográfico.
Estas são algumas das imagens publicadas pelo astronauta da ESA nas redes sociais
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários