
A Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador norte-americano, aprovou a venda e a publicidade daquela que é a primeira prótese robótica que vai ficar disponível para o mercado e que consegue comunicar com o cérebro. Com o objetivo de substituir os membros superiores, o Deka Arm System promete ser o primeiro de uma nova era.
Dean Kamen, um dos membros que esteve na conceção do veículo Segway, é o homem que está por trás desta invenção que há alguns anos aguardava a aprovação da FDA. Da conceção do projeto à sua aprovação passaram oito anos, tendo a DARPA como uma das entidades apoiantes.
O Deka Arm – também conhecido como Luke, inspirado no braço robótico de Luke Skywalker da saga Star Wars – promete movimentos muito próximos aqueles que seriam feitos pelo braço natural. Para isso o equipamento usa um sistema que tem a capacidade de reconhecer vários comandos em simultâneo.
A prótese faz uso de um sistema de sensores que detetam os sinais enviados pela extremidade do membro que a pessoa ainda possui. Assim é possível realizar ações como abrir uma fechadura ou até pegar num ovo sem o partir.
O Luke funciona através de uma bateria, permite até seis formas diferentes de agarrar objetos e consegue reconhecer dez movimentos, de acordo com a Business Week. Ainda não se sabe quanto é que o equipamento vai custar, isto porque só agora vai entrar na fase de produção em massa.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários