Elon Musk anunciou este sábado que o Twitter passaria a impor limites diários sobre o número de publicações que um utilizador poderia ler. Apesar de ser uma medida referida como temporária, para evitar “níveis extremos de recolha de dados e manipulação do sistema”, a decisão não foi bem-recebida pelos utilizadores da rede social.

O dono do Twitter viria mais tarde corrigir os limites e aumentá-los, dos 6.000 para 8.000 leituras por dia para “contas verificadas”, enquanto as “não verificadas” se ficavam pelas 600 (aumentadas depois para 800). Por fim, as “novas contas não verificadas” que inicialmente estavam limitadas a 300 por dia, passaram a 400.

Veja na galeria os memes do Twitter sobre a decisão da limitação de visualizações:

Na correção dos limites levou o magnata a dizer que com ironia, esse tweet de anúncio foi o mais lido de sempre até à data na rede social. entre sábado à tarde e a manhã deste domingo, mais de 455 milhões de leituras.

Em poucas horas, Elon Musk avançou com mais alterações, aumentando os limites para 10.000 publicações para contas verificadas, 1.000 para contas não verificadas e 500 para novas contas não verificadas.

Logo após o anúncio inicial, muitos utilizadores tiveram problemas de acesso à rede social, com um registo de 7.000 denúncias no Downdetector. Situação que foi normalizada ao longo de sábado e manhã de domingo.

Como é habitual nestas situações, a comunidade manifesta-se através de memes divertidos, neste caso com o tema #RIPTwitter. O próprio Elon Musk partilhou uma mensagem de uma conta de paródia sobre o tema: “Somos todos viciados no Twitter e precisamos de sair fora”.