A empresa que lança o projeto compara o momento ao do lançamento da primeira fábrica de automóveis, o primeiro passo de uma revolução que iria mudar para sempre o sistema de transporte em todo o mundo. A Agility Robotics acredita que também está a fazer história, ao lançar aquela que garante ser a primeira fábrica do mundo para a produção em série de robots humanoides. Vai ter capacidade para produzir cerca de 10 mil Digits por ano.

A RoboFab, como a empresa lhe chama, já está em construção desde o ano passado e ainda este ano deve começar a fabricar humanoides, a partir das instalações de 6500 metros quadrados, conforme adiantou o responsável da empresa ao TechCrunch. A versão mais recente do Digit foi apresentada pela Agility já este ano e o robot foi pensado para responder às necessidades do sector da logística, podendo cumprir diferentes tarefas num armazém.

Veja o vídeo 

A ideia é que este companheiro autómato possa encarregar-se de tarefas repetitivas onde existe muita rotatividade de colaboradores e baixas frequentes por lesão, que causam prejuízos às empresas que nem sempre têm recursos alternativos de imediato.

Robots Digit de nova geração já têm mãos e cabeça e vão ajudar humanos na logística de armazéns
Robots Digit de nova geração já têm mãos e cabeça e vão ajudar humanos na logística de armazéns
Ver artigo

A Agility garante que o Digit é multifuncional, o que significa que pode executar uma variedade de tarefas e adaptar-se a diferentes fluxos de trabalho. Por ser inspirado em humanos, no tamanho e na forma, pode também trabalhar facilmente em espaços ocupados por humanos, sem exigir grandes adaptações às empresas que pensem em “contratar” equipas de Digits.

A criadora dos Digit apresentou o seu primeiro robot humanoide há três anos, um modelo que foi evoluindo até à versão atual para responder às necessidades de um mercado que, segundo a empresa, tem demonstrado um grande interesse nos robots, a logística, que é agora a prioridade da empresa, embora se antecipem outros funções para os robots no futuro.

Clique nas imagens para recordar o robot Digit