A Google, através da empresa Boston Dynamics, levou um dos seus robots a treinar com os marines norte-americanos. Esta foi a primeira vez que um dos equipamentos da tecnológica norte-americana simulou uma missão militar, mas apesar das evoluções registadas, nos próximos anos ainda não será possível levar estes equipamentos para um cenário de guerra.



O Alpha Dog, uma das máquinas que está a ser desenvolvida, viajou até ao Hawai onde foi companheiro de viagem de uma equipa de marines. No geral o desempenho da máquina foi satisfatório, sendo que o Alpha Dog conseguiu palmilhar quase todo o terreno de treino.



Mas como explica o Engadget, o robot é neste momento ainda muito barulhento para poder ser usado num campo de batalha. A máquina da Boston Dynamics precisa ainda de evoluir noutros aspetos, mas como é possível ver no seguinte vídeo, o conceito de ter uma máquina automatizada a ajudar em determinadas tarefas de deslocação já não parece “futurista”.





O LS3, como também é conhecido, foi bem recebido pela equipa norte-americana de marines, que pode aproveitar o equipamento não só como meio de carga, mas como forma de garantir apoio a equipas que estejam mais afastadas do centro de operações.



A Google comprou a Boston Dynamics no final de 2013 e além do Alpha Dog levou consigo outros robots. O Cheetah, por exemplo, está a ser desenvolvido como uma máquina que se movimenta a grande velocidade.



A robótica é uma área que a gigante dos motores de busca quer explorar e Andy Rubin, o homem responsável pela criação do Android, está agora a liderar a divisão de robots da Google – que de acordo com os rumores, conta já com várias empresas, algumas das quais do Japão, um local com forte tradição e know how na área da robótica.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.