Há 75 milhões de anos habitavam a Terra vários dinossauros e um dos mais conhecidos é o velociraptor. De estatura média, membros superiores curtos e membros inferiores robustos, era conhecido por usar as suas capacidades de corrida e uma grande velocidade para, em grupo, atacar as presas.



O velociraptor volta a viver, desta feita pela mão dos investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia do Sul (KAIST) que se inspiraram no réptil para criar um robot corredor.



Ao contrário do Cheetah da Boston Dynamics, agora parte da Google, e de outros robots velocistas que se inspiram em animais quadrúpedes para criar uma mecânica de corrida, os asiáticos preferiram um animal de duas patas apenas.





Com capacidade para atingir uma velocidade de pico de 46Km/H, cerca de 13 metros por segundo, o robot sul-coreano já teria a capacidade para se bater com o jamaicano Usain Bolt, cuja velocidade máxima ronda os 44KM/H.



Como explica o Slashgear, o velociraptor robot usa uma cauda como sistema de estabilização, mas o projeto ainda está numa fase intermédia de desenvolvimento, sendo preciso que o mecanismo esteja preso a mecanismos de segurança. O Cheetah da Google por exemplo, já consegue correr de forma autónoma e inclusive virar sozinho.



Entre criar sistemas de deslocação para pessoas com deficiência, o segmento da robótica de movimentação a alta velocidade também está a ser explorada para fins militares, para que possam ser transportadas grandes quantidades de material de forma autónoma.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.