A versão artificial de Pandora, que contempla o parque temático de Avatar, foi aberta ao público em 2017. As principais atrações estão completas e prontas a utilizar, mas a Disney anunciou recentemente que vai dar-lhe um toque tecnológico, com a introdução de robots gigantes. Neste caso, cada um dos "monstros metálicos" comporta um habitáculo onde estará um animador que ficará encarregue de pilotar o robot.

Os visitantes deste parque, que é parte integrante do norte-americano Walt Disney World Resort, vão ser "imersos" numa experiência que os levará a um lugar chamado Valley of Mo'ara, através de uma empresa fictícia. A visita é feita de modo a que cada participante possa interagir com os robots, que estarão sempre prontos para partilhar histórias acerca da sua vida naquele planeta.

De acordo com Tony Giordano, que é o responsável por esta experiência temática, cada robot tem mais de 3 metros de altura, mãos articuladas e membros móveis.

Os robots, que vão estrear-se junto do público já no próximo dia 22 de abril, foram criados em parceria com uma equipa de cientistas, engenheiros e designers. As tarefas diárias dos atores que os pilotam consistem em percorrer a extensão do parque, interagir com visitantes e articular a história daquele mundo com a importância de preservar a natureza.