
O Atlas é um robot de quase 82 quilos com a imponência do tamanho e do peso, mas cada vez mais com a leveza de uma máquina que se mexe de forma ágil e rápida, graças aos sensores que lhe permitem desviar-se de obstáculos e manter o equilíbrio.
A última versão da máquina abre portas com destreza, desloca-se na neve ultrapassando relativamente bem os desníveis do chão, levanta volumes do chão e reage rapidamente a imprevistos. Por exemplo, se for empurrado e cair no chão, ou se o volume que tenta agarrar for movido.
Há um mês uma empresa norte-americana tinha pegado na versão anterior do Atlas (vídeo no final do texto) e programado o robot para tratar das lides domésticas. O modelo era maior e ainda tinha de funcionar ligado a alguns fios, algo que já não acontece na versão mais recente.
Na comparação entre os dois modelos, os avanços também são claríssimos no que se refere à agilidade do Atlas, trazendo inevitavelmente à memória filmes como o Exterminador Implacável, Eu Robot e outros em que a evolução das máquinas não traz as melhores consequências para os humanos.
O Atlas é um dos produtos da Boston Dynamics, que a Google comprou em 2013 e que tem na carteira de clientes entidades como as forças armadas norte-americanas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários