A exposição interativa faz parte o ICT 2015 – Innovate, Connect, Transform, o principal evento ligado às Tecnologias da Informação e Comunicação na Europa, que este ano se realiza em Lisboa e que vai receber mais de 6 mil participantes e investigadores ligados às TIC para uma conferência que decorre entre os dias 20 e 22 de outubro no Centro de Conferências de Lisboa, na Junqueira.

Habitualmente o ICT realiza-se no país que tem a presidência da União Europeia, mas este ano a localização foi sujeita a um processo de candidatura, onde além de Portugal participaram a Dinamarca e a Holanda. A candidatura portuguesa, liderada pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT) foi a vencedora, e isso pode ser uma oportunidade para os investigadores e as empresas ligadas às TIC em Portugal, para além do potencial de dinamização do turismo que tem um evento com esta dimensão.

“No ICT2015 as redes de networking vão estar a trabalhar sobre os projectos do Horizon2020 e esta é uma oportunidade para os investigadores portugueses estarem representados em maior número e participarem nas discussões numa fase inicial, ainda de definição das ideias”, explicou Mário Campolargo, Diretor da Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias da Comissão Europeia, num encontro com jornalistas.

O evento tem alguns traços inovadores, como a realização da exposição interativa aberta ao público na Praça do Comércio e o maior destaque à dinamização das Startups.

 

O evento ICT2015 é fechado, obrigando a registo prévio, e as inscrições já estão encerradas. Nos três dias vão realizar-se várias sessões plenárias e conferências paralelas, com 127 oradores convidados, 120 sessões de networking, e uma exposição de mais de 5 mil metros quadrados para a qual foram seleccionados 150 projetos, 10 dos quais com participação portuguesa, sendo 5 liderados por equipas de investigação nacionais.

 

Projectos que vale a pena conhecer

Uma pequena mas relevante mostra dos projectos que vão estar em destaque no ICT2015 vai assentar arraiais na Praça do Comércio, numa exposição que não está limitada à tenda que vai ser montada e que quer “passear” pelo espaço de uma das mais emblemáticas praças de Lisboa.

São cinco projectos que os visitantes vão poder conhecer e explorar, contando com a ajuda dos investigadores que estarão presentes para responder às questões.

O robot Alfred é um dos “anfitriões” que pode interagir com o público. Este robot é um dos elementos de um projecto que pretende melhorar a interacção com pessoas idosas, com um interface de comunicação de voz.

[caption][/caption]

Mas há mais para conhecer, como o EASY-IMP, um projecto que visa o desenvolvimento de metodologias, ferramentas e plataformas para criação de produtos personalizados, ou o EMOTE, desenvolvido por investigadores portugueses que implementa tutores robóticos como instrumentos facilitadores de aprendizagem.

Dentro da mostra há também uma demonstração do potencial do Grafeno, com a exposição Graphene Flagship que tem experiências e a aplicabilidade deste material a diferentes objectos, desde lâmpadas a ecrãs flexíveis; e a presença do ICT4Water, que conjuga 15 projetos ligados ao desenvolvimento de tecnologias para a gestão inteligente da água.