A empresa especializada em robots autónomos de aspiração tem vindo a investir também na lavagem do pavimento e apresentou agora um novo modelo que junta as duas coisas: aspira e lava, reconhecendo as áreas mais sujas para investir mais nas passagens da esregona. O Roomba Combo 10 Max, acompanhado da base AutoWash é o primeiro robô de limpeza de pavimentos da iRobot a estar em conformidade com o protocolo de casa inteligente Matter e compatível com o ecossistema Apple Home.

A nova base da iRobot recarrega energia, esvazia a sujidade, volta a encher o depósito de água automaticamente, lava e seca a mopa, e faz autolimpeza para que não tenha de se preocupar com a manutenção do robot. E todo o sistema está mais inteligente com a tecnologia avançada Dirt Detect que permite reconhecer grandes concentrações de sujidade e os detritos mais frequentes para reforçar o esforço e passagens nesses locais, sem que tenha de fazer nenhuma configuração adicional. 

A iRobot diz que este é o seu robot mais inteligente e pode ser facilmente integrado no ecossistema da casa, com a compatibilidade com o sistema Matter que ica disponível no último trimestre deste ano, e o Apple Home. Barry Schliesmann, diretor de produtos da iRobot, destaca ainda a inovação adicionada ao  Roomba Combo 10 Max, como a mopa elevatória, o sistema de limpeza de 4 Fases, as escovas duplas multissuperfícies e a tecnologia ODOA que deteta e evita objetos, assim como a nova base AutoWash.

Segundo a inormação partilhada, a base AutoWash é fabricada com materiais antimicrobianos e esvazia automaticamente a sujidade e os detritos para um saco fechado, voltando a encher o tanque da esfregona com água limpa, para além de lavar e secar a mopa. A mopa pode ser limpa no inal do ciclo ou depois da lavagem de algumas divisões específicas, como as casas de banho, para que a sujidade não se espalhe pela casa.

O sistema de autolimpeza da base é feito automaticamente a cada lavagem da mopa mas há ainda a necessidade de intervenção manual para uma limpeza mais profunda ou para manutenção, e os utilizadores podem ser avisados pela app para o fazerem.

Veja as imagens

A base AutoWash tem um depósito que dura até 7 dias para lavar a mopa do robô e fazer a sua autolimpeza, dependendo da sujidade e do tamanho da casa, mas lida também com o esvaziamento de sujidade e detritos durante 60 dias.

No vídeo a iRobot mostra como funciona

O Roomba Combo 10 Max foi desenhado para transitar facilmente entre a aspiração dos tapetes e a aspiração e lavagem de pisos rígidos, usando a mopa. "Ao contrário de outros 2 em 1, o Roomba Combo 10 Max utiliza o sistema de elevação automática quando deteta tapetes, subindo a mopa até ao topo do robô para manter até mesmo tapetes de felpa alta limpos e secos. Em pisos duros, aspira e esfrega ao mesmo tempo, mantendo-os limpos e frescos todos os dias", diz a empresa.

A câmara integrada ajuda a detetar a sujidade, como pelos e detritos dos animais de estimação, e o Roomba tem também capacidade de chegar aos cantos onde habitualmente se juntam os emaranhados de pelos e cabelos. 

A empresa diz ainda que o sistema de navegação e de mapeamento dos espaços é mais rápido e inteligente e o Dirt Detetive permite que o Roomba Combo 10 Max analise informações do histórico de limpeza para prever a o que fazer em cada divisão ajustando as tarefas a realizar e as rotinas.

Para já o Roomba Combo 10 Max só está disponível em pré encomenda, com chegada prevista à Europa nos próximos meses. O preço recomendado é de 1.399 euros.