![Sabe quantas PlayStation 2 são precisas para fazer um Galaxy S6?](/assets/img/blank.png)
Sabia que se juntar duas consolas Nintendo (da edição original para o ocidente, lançada em 1985) elas vão ter a mesma potência que o Apollo Guidance Computer, enviado para a lua na década de 60 do século passado? E que o smartphone Samsung Galaxy S6 tem a mesma potência que cinco PlayStation 2 juntas, sabia?
A equipa do Experts Exchange mostrou através de infografias a evolução da capacidade de computação ao longo do tempo. Usou vários exemplos concretos para mostrar que a tendência se verifica nos mais diversos domínios da eletrónica e chegou a uma conclusão: a capacidade de processamento e a performance de computadores e outros dispositivos aumentou um bilião de vezes (1.000.000.000.000), entre 1956 a 2015.
Nos anos mais recentes a evolução revela-se ainda mais rápida e as capacidades atingidas mais expressivas. Um gadget como o relógio inteligente da Apple Watch, tem o dobro da potência do iPhone 4, outro produto da marca lançado em 2010.
Outras curiosidades expostas pelo estudo mostram que seriam necessárias 18.400 PlayStation 4 para acompanhar a potência do supercomputador Tianhe-2, que é considerado o mais rápido da atualidade; e que um iPhone 5 é 2,7 vezes mais potente que o supercomputador Cray-2, lançado em 1985.
Para poder comparar máquinas com microarquiteturas diferentes, usando um denominador comum, a Experts Exchange observou o número de operações de ponto flutuante por segundo (FLOPs) que cada uma consegue assegurar. Os detalhes estão na infografia seguinte.
[caption][/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários