O mercado das câmaras wireless para smartphones, iniciado pela Sony, ganhou um novo concorrente. A Olympus apresentou esta quinta-feira um produto com o mesmo conceito e que promete melhorar (e muito) e qualidade das fotografias captadas com um dispositivo móvel, dispensando a necessidade de ser acoplado ao equipamento para que comece a funcionar.

A Olympus Air A01 é uma câmara fotográfica portátil que não traz qualquer ecrã ou opções de ajustamento. O único elemento que é necessário para que comece a funcionar é um smartphone, com ligação Bluetooth ou Wi-Fi, controlando tudo a partir daí.

Com um sensor Live MOS de 16 megapíxeis, zoom ótico de três vezes e um peso de 147 gramas, este equipamento resulta numa boa opção para quem tem um smartphone funcional e gostaria de poder dar largas à imaginação, mas não conta com uma câmara traseira capaz de acompanhar as exigências.

A Air01 traz um suporte para ser encaixado na parte de trás do equipamento, apesar de isso não ser totalmente obrigatório devido à ausência de ligação por cabo. É possível, por exemplo, tirar uma selfie com a câmara numa mão enquanto se ajusta o enquadramento com o smartphone na outra.

A app que irá permitir a interação entre os dois equipamentos permite editar os resultados obtidos em tempo real, ajustando definições como a exposição, o balanço de brancos e ainda adicionar uma série de filtros. A bateria tem autonomia suficiente para a captação de 320 fotografias.

O lançamento da Olympus Air01 estã agendado para 6 de março no mercado japonês por um preço base de 290 dólares, cerca de 250 euros. Será também vendido um outro modelo com uma lente mais avançada (14-42mm f/3.5-5.6) por 425 dólares, o equivalente a 370 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.