Ainda não é a tecnologia OLED que domina a atenção da Samsung, mas sim a tecnologia LED, que substitui a fonte de luz das lâmpadas tradicionais usadas nos LCD para LEDs, garantindo a redução do consumo de energia até 40%, maior contraste de cores e um design mais fino. A nova geração de televisores LED da Samsung chega já esta semana a Portugal com uma gama de preços entre os 1.199 e os 2.199 euros para dimensões de ecrãs entre as 32 e as 46 polegadas.

[caption]Samsung led tv[/caption]

A nova linha de televisores foi ontem apresentada em Viena, no Samsung European Forum, e Sang Heung Shin, presidente e CEO da Samsung Europe, garante que este é um novo passo na evolução da TV que a empresa coreana acredita que pode ajudar a reforçar a sua posição de liderança neste mercado, onde domina na área de LCD TV com 23,6% das vendas.

As vantagens da tecnologia de LED TV foram realçadas por Hadria Baumann, responsável de marketing por este segmento de produtos, que destaca as características eco-friendly no consumo de energia mas também no empacotamento e nos materiais utilizados pelos novos televisores, que dispensam o uso de mercúrio e de chumbo.

[caption]TV LED comparação[/caption]

A nova linha LED TV tem três gamas, a 6000, 7000 e 8000, com dimensões a partir de 32 polegadas e preços a partir de 1.199 euros e está disponível em Portugal a partir desta semana. O design mantém algumas características dos televisores Crystal Clear, lançados no final do ano passado, mas são mais finos, com apenas 30 mm de espessura, o que os torna ideais também para pendurar na parede.

Internet na TV com widgets Yahoo
Estendendo um conceito já apresentado no final do ano passado na IFA, em que a Televisão é o centro agregador dos conteúdos, a Samsung apresentou ontem o Medi@2.0, uma nova funcionalidade que permite apresentar menus sobre a imagem da TV para acesso a conteúdos típicos da web, através de widgets desenvolvidos em parceria com a Yahoo.

Os widgets serão um exclusivo da Samsung durante 6 meses mas o objectivo é que a plataforma seja aberta a diferentes produtores de conteúdos.

Fátima Caçador
(A jornalista viajou para Viena a convite da Samsung Portugal)