A Samsung vai mesmo lançar um Galaxy Note de (bem) maiores dimensões. A confirmação oficial chegou esta segunda-feira por via de um comunicado emitido pela fabricante, que anuncia a disponibilização a nível global já este mês.

Galaxy Note 10.1 é a designação avançada para o dispositivo munido de um ecrã de 10,1 polegadas, mas também da S-Pen - nome dado pela Samsung ao estilete (ou "caneta digital") que acompanha o seu modelo Note atualmente no mercado.

Segundo a marca, esta "extensão da linha Galaxy Note" oferece "as funcionalidades e precisão de um papel e de uma caneta, num ecrã maior, de 10,1 polegadas, que vai permitir às pessoas ampliarem a sua criatividade, produtividade e capacidades de aprendizagem".

Recorde-se que, até à data, a linha Galaxy Note conta apenas com um modelo em loja, que foi apresentado como um meio caminho entre o smartphone e o tablet, com o seu ecrã de 5,3 polegadas e o estilete, que o dotava de um leque de funcionalidades menos comuns neste segmento.

O modelo com ecrã de 10,1 polegadas - WXGA LCD (e não AMOLED) - procura tirar partido das funcionalidades do Galaxy Note original, ampliando o leque de possibilidades de utilização com recurso a um ecrã de maiores dimensões. Perde, porém, em mobilidade/versatilidade, inserindo-se claramente na categoria dos tablets.

As características avançadas pela marca para o novo Note incluem um processador quad core de 1,4 GHz, 2GB de RAM, uma câmara de 5 megapixéis (na parte de trás) e outra de 1,9 megapixéis (frontal). O sistema operativo incluído de origem é o Android 4.0 (ou Ice Cream Sandwich).

Estará disponível tanto em versões apenas com ligação Wi-Fi, como com conectividade Wi-Fi e HSPA+ ou Wi-Fi e 4G (LTE), este último a lançar lá mais para o final do ano.

A novidade é apresentada pela marca num vídeo:

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes