A Samsung apresentou um protótipo de smartphone com ecrã flexível e "inquebrável". Bastante fino e equipado junto a uma pequena caixa preta, o dispositivo é a prova de como a marca sul-coreana está a apostar na elasticidade dos dispositivos e nas possibilidades que esta tecnologia pode trazer até aos telemóveis.

Conhecido como Youm, nome da tecnologia e não do protótipo em si, o ecrã é feito em plástico e não em vidro, daí a fama de resistência acima da média. Um plástico que cai ao chão não tem o mesmo efeito que um vidro, pois consegue absorver parte da energia provocada pelo choque. Esta é apenas uma das vantagens inumeradas pela Samsung para este tipo de ecrãs.

A Samsung está convencida de que a gama Youm poderá ser o início de um novo ecossistema de dispositivos. E a tecnologia já está num estado aceitável de desenvolvimento, ao manter a mesma qualidade de cor e imagem, mesmo quando o ecrã é torcido.

[caption]Samsung Youm[/caption]

[caption]Samsung Youm[/caption]

Naquele que é visto como mais um recado de independência para a Google, a Youm foi apresentada em palco a funcionar num dispositivo com Windows Phone 8.

Um segundo telemóvel da Samsung, também sem nome definido, fez uma aparição na CES e mostrou como os ecrãs dobráveis, ainda que não constantemente maleáveis, podem ser uma alternativa num futuro próximo.

Este smartphone é semelhante aos modelos que existem atualmente no mercado mas numa das laterais o ecrã é curvo, o que cria um espaço extra que pode ser usado para reproduzir notificações e outras informações como memorandos, resultados da bolsa ou meteorologia.

[caption]Samsung Youm[/caption]

[caption]Samsung Youm[/caption]

Numa apresentação em vídeo, a Samsung deu a conhecer um terceiro conceito baseado na tecnologia dos ecrãs dobráveis - um smartphone que se desdobra e transforma-se em tablet.

[caption]Samsung Youm[/caption]

Os aperitivos servidos pela Samsung deixaram muitos utilizadores com água na boca. Em fevereiro e no Mobile World Congress, é esperado que a empresa sul-coreana faça novas demonstrações de dispositivos da linha Youm.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico