
Tal como é habitual nos novos produtos da Apple lançados no mercado, a especialista em reparações iFixit não poderia deixar de “aplicar” o seu bisturi ao iPhone 12, que foi lançado na última sexta-feira, nas suas versões Pro e Pro Max. Para o habitual Teardown, a empresa de reparações colocou na bancada de trabalho simultaneamente os modelos iPhone 12 e versão Pro, e o resultado parece ter sido positivo, mas longe de perfeito.
A empresa destaca como principal atributo desta geração o facto de os componentes mais importantes serem modulares, tornando-se fácil de acedê-los e substitui-los caso seja necessário. É mesmo referido que a substituição fácil da bateria e do seu ecrã se tornaram prioritários no design dos modelos.
Na outra extremidade, nas queixas, está a substituição da tampa traseira, igualmente composto por vidro, que caso seja partida ou danificada, obrigará não só a remover todos os componentes do smartphone, como a substituir o chassis completo do equipamento.
Uma das queixas anteriores diz respeito ao uso excessivo de cola para fixar os componentes. A iFixit refere que a Apple apostou agora mais nos parafusos. No entanto, terá de os manter organizados e aplicar as respetivas chaves de parafusos, pois existem três formatos, a acompanhar os convencionais parafusos Phillips. Obviamente que os adesivos não foram completamente abolidos e que no processo será necessário utilizar equipamentos para aquecer e amolecer os mesmos. Mas salienta que a Apple começou a suportar os centros autorizados de reparações no uso de aquecedores durante o processo de abertura.
Algo que os especialistas notaram é que os dois modelos são praticamente idênticos no interior. As funcionalidades adicionais da versão Pro, como o módulo adicional da câmara e o sensor LiDAR, foram substituídos por “place holders” de plástico do modelo standard.
No final, a iFixit destaca então a mudança na direção certa da Apple no que diz respeito às reparações dos iPhones. Ainda não é um processo muito fácil, mas positivo, tendo merecido uma nota final de 6 em 10. E como bónus, os especialistas também desmontaram o sistema de MagSafe.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários