Tal como é habitual nos novos produtos da Apple lançados no mercado, a especialista em reparações iFixit não poderia deixar de “aplicar” o seu bisturi ao iPhone 12, que foi lançado na última sexta-feira, nas suas versões Pro e Pro Max. Para o habitual Teardown, a empresa de reparações colocou na bancada de trabalho simultaneamente os modelos iPhone 12 e versão Pro, e o resultado parece ter sido positivo, mas longe de perfeito.

A empresa destaca como principal atributo desta geração o facto de os componentes mais importantes serem modulares, tornando-se fácil de acedê-los e substitui-los caso seja necessário. É mesmo referido que a substituição fácil da bateria e do seu ecrã se tornaram prioritários no design dos modelos.

Na outra extremidade, nas queixas, está a substituição da tampa traseira, igualmente composto por vidro, que caso seja partida ou danificada, obrigará não só a remover todos os componentes do smartphone, como a substituir o chassis completo do equipamento.

Uma das queixas anteriores diz respeito ao uso excessivo de cola para fixar os componentes. A iFixit refere que a Apple apostou agora mais nos parafusos. No entanto, terá de os manter organizados e aplicar as respetivas chaves de parafusos, pois existem três formatos, a acompanhar os convencionais parafusos Phillips. Obviamente que os adesivos não foram completamente abolidos e que no processo será necessário utilizar equipamentos para aquecer e amolecer os mesmos. Mas salienta que a Apple começou a suportar os centros autorizados de reparações no uso de aquecedores durante o processo de abertura.

Algo que os especialistas notaram é que os dois modelos são praticamente idênticos no interior. As funcionalidades adicionais da versão Pro, como o módulo adicional da câmara e o sensor LiDAR, foram substituídos por “place holders” de plástico do modelo standard.

No final, a iFixit destaca então a mudança na direção certa da Apple no que diz respeito às reparações dos iPhones. Ainda não é um processo muito fácil, mas positivo, tendo merecido uma nota final de 6 em 10. E como bónus, os especialistas também desmontaram o sistema de MagSafe.

tek iFixit iPhone 12
(C) iFixit

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.