O iPhone 13 já está disponível para venda, e como é normal nos diversos equipamentos topo de gama, os especialistas da iFixit meteram mãos à obra para testar o seu nível de reparabilidade. O novo smartphone da Apple tem muitas semelhanças com o anterior modelo, mas a empresa esperava encontrar diferenças de registo no seu interior.

Os especialistas começaram por elogiar o sistema de abertura do equipamento, semelhante ao modelo anterior. Depois de retirar o ecrã, semelhante à abertura de um livro, começaram a surgir as primeiras surpresas “tal como se estivessem à nossa espera”, é referido na abertura. Foi notado que os cabos eram demasiado finos e curtos, o que obriga a ter um cuidado adicional.

Veja na galeria imagens do iPhone 13 desmanchado:

No lado positivo, em relação ao iPhone 12, o novo modelo não tem o sistema de som do auscultador agrupado no ecrã, tornando mais fácil a sua substituição.

Nas suas considerações finais, a iFixit destacou como ponto bastante positivo a substituição facilitada do ecrã e da bateria, sendo estas as prioridades no seu design. Mas por outro lado, a maioria dos componentes são montados de forma modelar, sendo fáceis de aceder e substituir.

No entanto, as coisas começam a ficar mornas, destacando que os diferentes tipos de parafusos dificultam mais a reparação do que é necessário, mas, no entanto, é preferível à cola e adesivos. O sistema de selagem para tornar o equipamento à prova de água também é mencionado como ponto mediano, dificultando a sua desmontagem.

tek ifixit iphone 13

Agora os pontos mais sensíveis desta desmontagem: a substituição da tampa traseira parece ser uma das principais dificuldades da reparação do iPhone 13. Por fim, salienta que a necessidade de software especializado da Apple para calibrar o smartphone torna quase impossível executar reparações de terceiros.

E feitas as contas, qual é a nota de reparabilidade do iPhone 3? Um redondo 5, uma nota agridoce. Fica no ar que a Apple apenas quer que os reparadores troquem vidros e baterias, mas não a totalidade do equipamento. Pode ver todo o teste da iFixit no seguinte endereço.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.