Tocou jazz e hip-hop a partir de uma marimba com uma destreza invulgar – e dizem que fisicamente impossível para um humano, ou não estivéssemos a falar de um robot de quatro braços – e passou a ser compositor.
Os criadores do Shimon voltaram-se para a inteligência artificial e agora o robot também tem Deep no nome, em alusão às novas capacidades adquiridas graças à “aprendizagem profunda”, ou deep learning na denominação original do conceito.
Para transformá-lo numa máquina de fazer música, Shimon foi posto a estudar uma base de dados de perto de 5.000 composições já existentes, desde Beethoven aos Beatles, Miles Davis ou Lady Gaga.
A Georgia Tech diz que esta é a primeira vez que um robot usa deep learning para criar música. E já pode julgar a qualidade dos dois primeiros trabalhos.
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários