Chamam-se SiSpis ou simplesmente Spiders as aranhas-robot que os investigadores da Siemens desenvolveram. Ainda em protótipo, representam o próximo passo na impressão 3D que dá pelo nome de “fabrico móvel”.

As Spiders são autónomas e têm a capacidade de trabalhar em conjunto com outras aranhas-robots, duas características muito importantes já que foram concebidas para trabalhar na impressão de estruturas complexas de grandes dimensões, como fuselagens de aviões ou cascos de navios, e isso só pode ser feito com muitas aranhas.

Por isso, a tecnologia usada tem por base algoritmos que permitem planear tarefas envolvendo múltiplos robots, de modo a que dois ou mais dispositivos possam colaborar na manufatura aditiva ou no processamento da superfície de um único objeto ou área.

A Siemens explica que, para conseguirem isso, as Spiders utilizam câmaras de bordo e lasers que interpretam o ambiente circundante. Conhecendo o alcance do seu braço de impressão 3D, cada robot reconhece autonomamente a parte de uma área – plana ou curva – que consegue imprimir, enquanto os outros robots utilizam a mesma técnica para imprimir as áreas adjacentes.

 

Graças à divisão de cada área em blocos verticais, as aranhas podem trabalhar juntas para imprimir geometrias mais complexas, de tal forma que nenhum bloco é ignorado.

A título de exemplo, as aranhas conhecem a sua localização em determinado ambiente. Quando as suas baterias ficam com carga baixa após cerca de duas horas de trabalho, elas sabem encontrar o caminho para uma estação de carregamento, mas não sem antes transmitir os seus dados a outra aranha, cuja bateria acaba de ser carregada, permitindo assim que a segunda aranha retome o trabalho exatamente no ponto em que a primeira o deixou. Além disso, sempre  que encontram um obstáculo, as aranhas contornam-no autonomamente.

As Spiders foram concebidas pelo Grupo de Investigação de Design de Produto, Modelagem e Simulação na área da automação e controlo da Siemens Corporate Technology (CT), localizado em Princeton, Nova Jérsia, nos EUA.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.