Os smartphones são uma tendência que tem ganho espaço no mercado. Só no ano passado as vendas deste segmento duplicaram e os dados relativos ao terceiro trimestre de 2010 indicam vendas de 80 milhões de unidades em todo o mundo, só para os três meses entre Julho e Setembro, de acordo com a Gartner.



A expressão do fenómeno mereceu a atenção da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, a ENISA, que acaba de divulgar um estudo sobre o tema, onde analisa os riscos e oportunidades deste fenómeno, sobretudo ao nível do mercado empresarial.



Para ilustrar as principais conclusões, o organismo produziu um vídeo onde começa por sublinhar a crescente relevância do fenómeno dos smartphones e das App Stores que lhe estão associadas. Estas são o veículo para aceder a um mundo de conteúdos, através de um dispositivo que se tornou uma espécie de melhor amigo da generalidade dos que o utilizam. Sempre ligados e sempre perto dos seus equipamentos, frisa-se.



Face à relevância que as comunicações móveis estão a assumir na vida de consumidores e empresas, a ENISA sublinha a importância de assegurar uma utilização segura dos smartphones, tendo em conta que são uma espécie de "mina de dados pessoais" sujeitos a vários perigos.



Entre as recomendações práticas que fazem parte deste pequeno vídeo de resumo dos principais aspectos do estudo, há um alerta para o tipo de aplicações que são instaladas nos equipamentos.



Para as empresas recomenda-se, entre outras acções, a definição de listas de aplicações permitidas e a definição de políticas claras para a utilização de smartphones. Objectivo: maximizar o potencial dos smartphones e minimizar os riscos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.