A vasta gama de aplicações disponíveis no Android Market é uma das vantagens frequentemente apontadas como diferenciadoras pelos adeptos do sistema operativo promovido pela Google. Mas pode estar prestes a deixar de ser "um exclusivo".

Uma anovidade apresentada hoje promete dar aos utilizadores de dispostivos Nokia a possibilidade de usufruirem de soluções até à data disponíveis apenas para quem tivesse um equipamento Android.

A solução chama-se Alien Dalvik e foi desenvolvida pela Myriad, uma empresa de software para plataformas móveis até à data pouco conhecida do público em geral.

O softtware, a demonstrar durante a próxima edição do Mobile World Congress (14 a 17 de Fevereiro) com recurso a um Nokia N900, funciona como uma espéie de máquina virtual capaz de emular um ambiente Android noutras plataformas permitindo que os aplicações corram de maneira nativa nutros dispositivo, "sem qualquer tipo de modificação", afirmam os criadores.

Numa fase inicial ficará disponível comercialmente apenas para telefones com o sistema operativo de código aberto MeeGo, usado por exemplo pela Nokia, o que deverá acontecer no final deste ano. Os responsáveis pela solução afirmam, no entanto, que está previsto o lançamento de versões compatíveis com outras plataformas.

Quem não puder deslocar-se a Barcelona para ver as novidades, pode aproveitar o vídeo disponibilizado pela empresa para ficar com uma ideia do que promete o software.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.